Seg, 13 de agosto de 2018, 16:17

Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju comemora o cinquentenário da UFS
Parlamentares destacaram contribuição para o crescimento e desenvolvimento do estado e da educação superior

A Universidade Federal de Sergipe foi homenageada na manhã desta segunda-feira, 13, em Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju, em razão dos seus 50 anos, completos em 15 de maio, e pela contribuição para o crescimento e desenvolvimento do estado e da educação superior em Sergipe.

"As políticas públicas devem ser a mola das universidades brasileiras para que cumpram seu papel social", descatou o reitor Angelo Antoniolli (Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

Confira o álbum de fotos do evento.

“Triplicamos o número de vagas na graduação, com 28 mil alunos; temos hoje cerca de 1100 doutores. Esse crescimento foi acompanhado da interiorização. E tudo isso não seria tão importante se não fosse pensado numa política pública para os jovens. 50% de nossos alunos são egressos de escolas públicas. Num futuro próximo teremos uma sociedade mais igual. As políticas públicas devem ser a mola das universidades brasileiras para que cumpram seu papel social”, afirmou o reitor Angelo Antoniolli.

"A universidade é um patrimônio que todos os povos pleiteiam", afirmou Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação

O pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, historiou os movimentos que antecederam a criação da universidade e falou também sobre a razão pela qual, apesar da criação das faculdades independentes, ter uma universidade era tão importante. “A universidade é um patrimônio que todos os povos pleiteiam. E uma universidade como esta se constrói com o que chamo de operários do impossível: são seus técnicos, professores e alunos, além de gestores dispostos a enfrentar desafios”.

“Longa vida a esta instituição que tanto orgulha o povo sergipano”, foram os votos do presidente da sessão e autor do requerimente, Elber Batalha.

“Longa vida a esta instituição que tanto orgulha o povo sergipano”, foram os votos do vereador Elber Batalha, que presidiu a sessão e foi também o autor do requerimento para a Sessão Especial, aprovado por unanimidade na casa. “Talvez nunca no Brasil se tenha precisado tanto da educação e das universidades. É necessário que tenhamos a noção do momento difícil que estamos vivendo”, destacou.

O vereador Lucas Aribé esteve presente à sessão e falou sobre o trabalho de inclusão e acessibilidade que vem sendo feito na instituição. “A universidade tem uma verdadeira política de inclusão, não é um faz de conta; a acessibilidade está sendo pensada e praticada na UFS”.

Para o vereador Iran Barbosa, Sergipe era um sem a universidade e passa a ser outro depois dela. “Como eu, há uma multidão de pessoas que tiveram seu destino alterado pela presença da universidade. A UFS marcou indelevelmente a minha forma de ser, marcou a minha vida e a da minha família. É preciso fazer uma reverência especial ao significado desta universidade para o povo”, pontuou.

A solenidade contou ainda com a presença da vice-reitora, Iara Campelo, pró-reitores, diretores de campi e servidores da instituição; do presidente da Fundação Aperipê, Chiquinho Ferreira; da representante da Capitania dos Portos de Sergipe, 1ª Tenente Maralisa Correia; e do assessor institucional do Exército em Sergipe, Coronel Roberval Leão, representando o 28ºBC.

Histórico

A criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961), fez com que fosse atingido o número mínimo necessário de escolas superiores para que se pleiteasse a fundação de uma universidade em Sergipe.

Em 1963, a então Secretaria de Educação do Estado deu início ao processo de criação da universidade, concretizado em 1967 pelo Decreto-Lei nº 269 e efetivado em 15 de maio de 1968. À época, havia duas possibilidades de regime para a instituição: a autárquica, defendida pelo diretor da então Faculdade de Medicina, Antônio Garcia Filho, e a fundação federal, defendida por dom Luciano José Cabral Duarte, então presidente do Conselho Federal de Educação (CFE).

Institui-se, então, a Fundação Universidade Federal de Sergipe integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no estado.

Hoje, a UFS possui, além do campus sede em São Cristóvão (Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos), os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior); Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), instalado em 14 de agosto de 2006; Laranjeiras, instalado em 28 de março de 2007; Lagarto (Campus Prof. Antônio Garcia Filho), instalado em 14 de março de 2011; e Nossa Senhora da Glória (campus do Sertão), cujas atividades iniciaram em 23 de novembro de 2015.

Atualizado em: Qui, 16 de agosto de 2018, 10:22