Qui, 08 de agosto de 2019, 16:42

Office 365 está disponível gratuitamente para toda a comunidade acadêmica
Serviço garante acesso à maioria dos programas do pacote Office 365 da Microsoft

Alunos, professores e técnicos-administrativos da UFS já podem utilizar o pacote Office 365, da Microsoft, inteiramente de graça, na modalidade online, em seus dispositivos pessoais ou de trabalho. A parceria da Universidade Federal de Sergipe com a empresa de software e produtos eletrônicos está em vigor desde 2017 e, há algum tempo, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) vem trabalhando para tornar esse serviço disponível.

Como acessar

O acesso ao pacote, primeiramente, é feito pela solicitação de uma senha através do mudasenha.ufs.br. No caso dos alunos, a lacuna disponível para “Nome do usuário” deve ser preenchida com o número de matrícula do estudante. Uma vez com a senha em mãos, é preciso acessar portal.office.com. O e-mail utilizado deve seguir o modelo: nº de matrícula@office.ufs.br (alunos) ou usuário do SIGRH@office.ufs.br (servidores). A exceção é para aqueles que já têm acesso ao Active Directory (AD) em seu local de trabalho. Nesses casos, a senha de acesso ao pacote Office é a mesma.

Passo a passo de acesso. (Infográfico: Rafael Jesus/Ascom UFS).

Vantagens

Os responsáveis pela implantação desse serviço são Alexandre Sá, técnico de TI, e Wesley Oliveira Souza, analista de sistemas. Alexandre listou os benefícios que a medida trará para a comunidade acadêmica: “Possibilitará o compartilhamento em tempo real entre a equipe, edição no mesmo documento em diversas plataformas estando em qualquer lugar, além do download de arquivos usados, anteriormente, na nuvem”.

Alexandre Sá (esq.) e Wesley Oliveira Souza formam a equipe responsável pela disponibilização do pacote Office 365. (Fotos: Paulo Marques Ascom/UFS)

Andrés Menéndez, superintendente de Tecnologia de Informação, ainda complementou: “A Microsoft abriu a oportunidade de parceria com todas as instituições de ensino superior. Nós nos antecipamos, pois essa parceria nós já tínhamos desde 2017, por meio de licenças específicas para cada máquina. Concluída a etapa anterior, que era a do controlador de domínio, podemos agora colocar esse pacote à disposição de toda a comunidade acadêmica”.

Atualizado em: Qui, 08 de agosto de 2019, 17:47