Seg, 21 de setembro de 2020, 13:06

UFS, Governo e empresários: Comunidade da Maloca recebe alimentos e testes da covid-19
Objetivo foi realizar exames que buscam a presença do vírus Sars-CoV-2 em fase ativa ou através de anticorpos
O pacote de ações é fruto de uma parceria entre a UFS e o Governo de Sergipe. (fotos: Danilo França/SEIAS)

Na manhã da última sexta-feira (18), aconteceu a sétima edição da “Força-tarefa COVID-19”, desta vez na comunidade da Maloca, na capital sergipana. A iniciativa consiste na realização de exames que buscam a presença do vírus Sars-CoV-2 em fase ativa ou através de anticorpos, aferição de pressão e glicemia e a distribuição de 100 kits de alimentos às famílias que fizeram os exames. O pacote de ações é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Governo de Sergipe, através da vice-governadoria e das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Inclusão e da Assistência Social (Seias), e as empresas Fasouto, Grupo Maratá, Megga Atacadista e Nota 10, por meio do Sindicato dos Atacadistas de Sergipe (Sindicase).

Para a vice-governadora Eliane Aquino, é extremamente importante que cada vez mais pessoas se engajem na doação de alimentos que são direcionados às famílias que mais precisam. “Conversando com as pessoas durante todo esse caminho que estamos percorrendo, percebemos como esse apoio na alimentação é fundamental, sobretudo neste momento. Então eu quero fazer um chamamento a todos os empresários sergipanos que possam nos auxiliar com a doação de alimentos não perecíveis, para que possamos repassar a quem mais precisa”, pediu a vice-governadora.

Além dos testes, a ação realizou aferição de pressão e glicemia e a distribuiu 100 kits de alimentos às famílias

De acordo com a pesquisa “Orçamentos Familiares 2017-2018, uma análise da Segurança Alimentar no Brasil” realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na última quinta-feira, 17, cerca de 117 mil sergipanos relataram insegurança alimentar grave, que acontece quando há privação severa no consumo de alimentos, podendo chegar à fome.

A doação de alimentos às famílias faz parte da campanha Solidarize-se, capitaneada pela SEIAS e conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). “Os kits de alimentos são essenciais para a população, principalmente neste momento onde muitos perderam suas fontes de renda. Graças aos empresários sergipanos, que entenderam a importância da somação de esforços nestes tempos tão delicados em que vivemos, estamos conseguindo levar esse apoio a tantas comunidades quilombolas do estado de Sergipe. E levando em consideração a pesquisa do IBGE sobre a segurança alimentar em nosso estado, o governo do Estado está contribuindo para diminuir a insegurança alimentar em Sergipe”, relatou a coordenadora da campanha Solidarize-se, Rosane Cunha.

Resultado dos testes

Essa foi a sétima edição da “Força-tarefa COVID-19”

Por estar localizada no perímetro urbano da cidade de Aracaju, na comunidade da Maloca, os casos de Covid-19 seguem o fluxo da Capital. “Temos um grande número de pessoas que aparecem com anticorpos para a Covid-19 nessa comunidade, isso indica que muitas foram infectadas e estão curadas. A mesma performance é observada na cidade de Aracaju”, pontuou o coordenador da Força-tarefa Covid-19, professor Lysandro Borges.

Uma das grandes ferramentas que temos no combate ao vírus é a informação, e é por meio das notícias que o técnico em sistema de informações, Renato Campos, se guia. “Eu sempre vejo no jornal como é importante que usemos máscaras todo o tempo, lavemos as mãos com frequência e cuidemos da nossa imunidade. Eu todo final de semana gostava de tomar a minha cervejinha, mas assim que a pandemia começou eu parei para não baixar a minha imunidade e por algum motivo eu acabar contraindo o vírus. Sempre falo para todos ao meu redor da importância de cuidarmos de nós e do outro e é justamente uma ação de cuidado com a população que vemos aqui hoje realizada pelo governo do Estado e pela universidade. Nos sentimos cuidados e mais seguros. Estão de parabéns!"

SEIAS

Atualizado em: Seg, 21 de setembro de 2020, 13:25