Sex, 10 de novembro de 2017, 01:25

Sistema Fotovoltaico do DEL
DEL
Fv del 07

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio de Engenharia Elétrica – DEL da UFS tem uma potência nominal de 42,24kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados inox. O sistema esta constituído de 128 placas fotovoltaicas de 330Wp cada e 2 inversores de 27kW. Esse sistema haverá de gerar uma energia mensal aproximada de 5.700 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a 30 residências familiares, como afirma o professor Milthon Serna Silva, que está à frente de uma equipe trabalhando nessa área.

A responsabilidade que nos pesa, a todos nós que temos uma parcela por mínima que seja da gestão universitária, é muito grande. E dela não abriremos mão. É nosso dever, em conjunto, lutar cada vez mais pelo crescimento com sustentabilidade. Na UFS encontra-se um quadro de professores/pesquisadores da melhor qualidade. Mestrandos e doutorandos com os seus respectivos orientadores devem estar imbuídos de oferecer à sociedade sergipana produtos eficazes e eficientes advindos de seus projetos de pesquisa, inclusive em diversas áreas que nos levem ao crescimento com sustentabilidade.

As Instituições de Ensino Superior não devem se furtar a servir de modo o mais consentâneo possível à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Do contrário, estarão fadadas a se tornar Instituições do tipo caramujo, que se fecham em torno de si mesmas. Não é isso o que queremos para a UFS. Queremos estar na dianteira, abrindo portas e iluminando caminhos.


Link: Sistema de monitoramento no DEL


Atualizado em: Qua, 06 de junho de 2018, 12:40
Notícias UFS