Seg, 13 de agosto de 2018, 12:25

Subestação UFS 69KV
Foto se ufs 69kv

Nos últimos anos, a Universidade Federal de Sergipe – UFS enveredou pelo caminho do crescimento com sustentabilidade. Externamente, intensificou as relações interinstitucionais, possibilitando maior ingresso de recursos e maior divulgação de suas potencialidades. Melhorias nas estruturas físicas estão sendo realizadas nas suas treze unidades, graças sobretudo, à captação de recursos com convênios e parcerias com instituições públicas nas esferas municipal, estadual e federal.

O segundo maior dispêndio da Universidade Federal de Sergipe é o de fornecimento de energia elétrica, só ficando atrás das despesas de pessoal. Nos anos de 2016 e 2017 foram gastos com esse insumo de R$ 9,75 e R$ 10,28, milhões respectivamente. Isto representa uma elevação de 5,5%, essa taxa de aumento anual foi verificada nos últimos 10 anos.

Para diminuir esse impacto, a UFS executou um projeto estruturante de grande envergadura, a construção de uma subestação de alta tensão 69kV, a um custo de R$ 5.318.736,91, que suprirá as demandas do campus de São Cristóvão pelos próximos vinte anos. Essa subestação garantirá o fornecimento de energia para todas as estruturas instaladas no campus de São Cristóvão, bem como reduzirá em cerca de 30% os custos atuais com energia elétrica.

Essa obra por ser de grande porte teve um prazo de execução, desde o planejamento, licenciamento e construção de quatro anos e meio e compreendeu a instalação de:

• Uma casa de comando para monitoramento local e remoto.
  • Uma entrada de linha de alta tensão de 69 kV;
  • Um disjuntor SF6 de 69 kV;
  • Dois transformadores de força de 69/13,8 kV e potência 5,0/7,25 MVA;
  • Quatro alimentadores de linha 13,8 kV (2 ligados e 2 reservas);
  • Painel de media tensão cabinado a SF6.

Veja o video abaxio:

Subestação 69kv UFS/Campus São Cristóvão-SE