Sex, 05 de maio de 2023, 11:40

Sistema Fotovoltaico do Hospital Universitário de Lagarto - HUL
HUL-LAG

O Brasil ultrapassou em 2022 a marca de 20 gigawatts (GW) de potência instalada fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de eletricidade em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Com um parque equivalente a quase duas usinas de Itaipu, a tecnologia representa 9,6% da matriz elétrica nacional e em 2023 a geração solar fotovoltaica chegou a segunda posição. Nos últimos 120 dias de 2022, o ritmo de expansão tem sido praticamente de um GW por mês: junho, 15,8 GW; julho, 16,4 GW; agosto, 17,5 GW; setembro, 18,6 GW; e outubro: 20 GW.

O Hospital Universitário de Lagarto inaugurado em 2010 e gerido pela EBSERH desde 2018 atende ao contingente populacional da região Centro-Sul do Estado, dos seis municípios que integram a Região de Saúde de Lagarto. Integra a Rede de atenção à Saúde de Sergipe como Hospital de referência Regional de urgência e emergência “porta aberta” nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia geral. Possui em sua estrutura física 01 Unidade de Pronto atendimento Adulto e pediátrico, Unidades de Internação em clínica médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Pediátrica, 01 Unidade de Terapia Intensiva, 01 Centro Cirúrgico com 04 salas e 01 SRPA totalizando 92 Leitos de Internação e 30 Box de observação que geram em média cerca de 1500 atendimentos de Urgência/Emergência mensalmente e 400 internações Hospitalares. Serviço de apoio diagnóstico e terapêutico como Tomografia computadorizada, Raio-X, Ultrassonografia, Endoscopias dentre outros. Vale ressaltar ainda que o HUL, além de ser unidade hospitalar de Urgência e Emergência é campo de práticas e pesquisa dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Campus Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio do Hospital Universitário de Lagarto – HUL tem uma potência nominal de 350,02kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 946 placas fotovoltaicas de 370Wp cada e 3 inversores de 110kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 43.752,5 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 258 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema é para autoconsumo do prédio do HUL.

Link: Sistema de monitoramento no Hospital Universitário de Lagarto - HUL

Sistema Fotovoltaico do Hospital Universitário de Lagarto - HUL