Seg, 14 de agosto de 2023, 09:29

Estação Metereológica UFS
Estação Metereológica

Uma estação solarimétrica é um sistema de telemetria composto por um conjunto de equipamentos que mesuram parâmetros relevantes à geração fotovoltaica. Este tipo de sistema é capaz de medir o potencial de radiação solar e demais variáveis meteorológicas importantes para estimar a geração de energia elétrica de um determinado local.

Uma estação automática é capaz de mensurar diversas variáveis vinculadas a um sistema de aquisição de dados. Existem múltiplas variáveis meteorológicas a serem monitoradas em uma planta solarimétrica para obter o melhor desempenho e atender normas vigentes, como ISO 9060-2018 e IEC 61724-1:2021.

A Estação solarimétrica da UFS, que está instalada no telhado do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), é um sistema capaz de medir e registrar parâmetros meteorológicos e climáticos com visualização de dados. Para tanto, o sistema está formado por um conjunto de sensores instalados adequadamente numa estrutura metálica, devidamente concretada no telhado do DEL. Estes sensores estão conectados a uma unidade de registro, que realiza a coleta de dados e os disponibiliza na rede da UFS usando uma conexão ethernet. A taxa de leitura é de 1Hz e o tempo de amostragem dependendo do sistema de monitoramento pode variar de 1s até 5min. Os parâmetros registrados são os seguintes:

  1. GHI - Irradiância Horizontal Global (w/m2);
  2. Velocidade do vento (Sensor FA03 [m/s]);
  3. Temperatura do ar (Sensor EE060 [oC]);
  4. Umidade do ar (Sensor EE060 [%]);
  5. Irradiância na célula de referência (Sensor STK-SCR-100 [w/m2]);
  6. Irradiância (kW/m2);
  7. Irradiação acumulada (kWh/m2)

Na figura 1 é possível observar o sistema real instalado no telhado do DEL. Adicionalmente, na figura 2 por sua vez é apresentado o esquemático da estrutura da estação junto com os sensores e o involucro onde está instalado o sistema de armazenamento e registro dos dados coletados.


Figura 1. Estação solarimétrica do DEL



Figura 2. Representação esquemática da estação solarimétrica do DEL – UFS.



Link para os dados da estação meteorológica:

Link para download do software de monitoramento da estação:

  • SOFTWARE
  • (OBS: Só é possivel fazer a conexão do software em uma rede Local da UFS)

Link visualização dos gráfico:


Video da Estação Meteorológica UFS

Atualizado em: Seg, 14 de agosto de 2023, 09:41
Notícias UFS