Qui, 08 de fevereiro de 2024, 00:07

Microgeração Eólica DEL-UFS
Microgeração Eólica

A energia eólica faz parte das denominadas fontes de “energias renováveis” e nos últimos anos tem sido o foco de investimentos massivos para tornar a matriz energética mundial cada vez menos dependente dos combustíveis fosseis, cuja queima é considerada uma das causas do aquecimento global e por conseguinte das mudanças climáticas. Neste contexto, nas últimas duas décadas o Brasil, tem experimentado um aumento significativo no investimento de energias renováveis tendo destaques as energias eólica e solar.

No que tange à energia eólica os ventos no Brasil estão entre os melhores do mundo, compostos pelos chamados ventos elegantes e bem-comportados, colocando o Brasil em destaque por possuir uma das maiores capacidades de geração de energia deste tipo no mundo.

A UFS possui um sistema de microgeração eólica constituído por um microaerogerador off-grid que está instalada no telhado do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL).

Sistema de Microgeração Eólica DEL

O DEL possui um sistema de microgeração que permitirá aos alunos aprender desde os conceitos básicos deste tipo de energia até realizar pesquisas em escala sobre o assunto. Na figura 1 é possível observar a turbina do sistema instalada na laje do prédio do DEL.

Figura 1. Conjunto microaerogerador-haste instalado no telhado do DEL.

A configuração adotada é do tipo off-grid, o esquemático desta configuração pode ser observado na figura 2.

Figura 2. Sistema de microgeração off-grid (Fonte: Enersud).

Anexo: Ficha técnica sistema eólico DEL (Sistema eólico microaerogerador DEL-UFS.pdf)


Vídeo do aerogerador no prédio do DEL/UFS

Atualizado em: Qui, 08 de fevereiro de 2024, 00:18
Notícias UFS