Ter, 07 de dezembro de 2021, 09:41

Sistema Fotovoltaico da Didática VII
DIDÁTICA VII
Foto Sistema Fotovoltaico DID VII

A geração distribuída solar fotovoltaica, solução limpa e renovável com poucos anos de utilização no Brasil, chegou para ficar, trazendo inúmeros benefícios relevantes à nossa sociedade. No início de 2021, o Brasil mantinha cerca de 4,5 gigawatts de potência instalada em geração distribuída e fechou os primeiros dez meses (janeiro a outubro) acrescentando novos 3 GW. A elevação dos custos da energia, as incertezas sobre a segurança no fornecimento e o avanço do Marco Legal da Geração Distribuída (PL 5829/2019) no Congresso são alguns fatores apontados para explicar o crescimento sem precedentes.

A UFS, ciente dessa conjuntura e tendo responsabilidade ambiental, vem continuando instalando em seus campi, essa energia. A ultima instalação ocorreu no maior prédio da UFS a Didática-VII, unidade com seis pavimentos que reunirá os cursos de pós-graduação, o Departamento de Música e um Observatório Social. Esse prédio com 11,3 mil m² de área construída comporta 3,2 mil estudantes e funcionários.

O prédio da DID-VII atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal interno de 13,8 kV, por subestação abrigada trifásica de 750 kVA e com potência instalada aproximada de 450 kW. O sistema de medição é em média com ramal de entrada do tipo subterrâneo, na tensão 220/127V.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no telhado tipo isotelha trapezoidal do prédio da DID-VII da UFS tem uma potência nominal de 56,24kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 148 placas fotovoltaicas de 380Wp cada e 2 inversores de 20//25kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 7.030 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 41 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo do prédio da DID-VII.

Link: Sistema de monitoramento fotovoltaico DID-VII.

Sistema Fotovoltaico na DID-VII UFS/Campus São Cristóvão-SE

Atualizado em: Qui, 09 de dezembro de 2021, 15:17