Seg, 29 de abril de 2019, 15:20

Ambulatório HU
Sistema fotovoltaico HU
Foto fv ambulatorio hu

Este sistema fotovoltaico foi financiado através da Chamada Pública de Projetos CPP 001/2018 da ENERGISA que apoia projetos de Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O Hospital Universitário (HU) é, desde 1984, um campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), funcionando como centro hospitalar dedicado à assistência, docência e investigação no âmbito das Ciências da Saúde. É totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o HU-UFS ocupa um espaço de referência e excelência, em Sergipe, na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade.
Em 2013, a UFS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) firmam contrato para a transferência da administração do HU, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). O HU-UFS passa a ser a nona filial da Ebserh.
Em abril de 2016, o HU-UFS torna-se habilitado para a atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva; em pouco mais de um ano, o hospital já realizou 14 implantes cocleares. Mais tarde, em dezembro, o HU passa a ser habilitado, também, para os procedimentos de vasectomia.
Das energias renováveis, a que melhor se adapta a aplicação em meios urbanos é a solar fotovoltaica por não requerer manutenção constante, não afetar a vida cotidiana das pessoas e, ainda, não necessita de um local específico para sua instalação, podendo ser inserida em coberturas de edificações, sobre telhados de estacionamentos, áreas não produtivas próximas ao local de consumo, etc.
O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio do ambulatório do HU-UFS tem uma potência nominal de 33kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 100 placas fotovoltaicas de 330Wp cada e 2 inversores de 15kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 4.350 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a 23 residências familiares.

Link: Sistema de monitoramento no Ambulatório HU

Sistema fotovoltaico no Ambulatório do Hospital Universitário/Aracaju-SE