Ter, 27 de novembro de 2018, 16:50

Sistema Fotovoltaico da DIDÁTICA-V
DIDÁTICA-V
Imagem did v ufs

Das energias renováveis, a que melhor se adapta a aplicação em meios urbanos é a solar fotovoltaica por não requerer manutenção constante, não afetar a vida cotidiana das pessoas e, ainda, não necessitar de um local específico para sua instalação, podendo ser inserida em coberturas de edificações, sobre telhados de estacionamentos, áreas não produtivas próximas ao local de consumo, etc.

O prédio da Didática V (DID-V) atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal interno de 13,8 kV, por subestação aérea trifásica de 112,5 kVA e com potência instalada aproximada de 105 kW. O sistema de medição é em média tensão com ramal de entrada do tipo subterrâneo, na tensão 220/127V.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio de Didática – V do Campus São Cristóvão da UFS tem uma potência nominal de 66kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 200 placas fotovoltaicas de 330Wp cada e 2 inversores de 27kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 8.580 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 46 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo do prédio da Didática-V.


Link: Sistema de monitoramento na DID V


Sistema Fotovoltaico na Did-V

Atualizado em: Ter, 27 de novembro de 2018, 16:52
Notícias UFS