Seg, 02 de maio de 2022, 13:43

Sistema Fotovoltaico do Bloco D – Campus Itabaiana
Bloco D - ITA
Foto do Sistema Fotovoltaico BLOCO D - ITA

A geração distribuída solar fotovoltaica, solução limpa e renovável com poucos anos de utilização no Brasil, chegou para ficar, trazendo inúmeros benefícios relevantes à nossa sociedade. No início de 2021, o Brasil alcançou os 4,5 gigawatts de potência instalada em geração distribuída e fechou o ano acrescentando novos 3,5 GW. A elevação dos custos da energia, as incertezas sobre a segurança no fornecimento e a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (PL 5829/2019) no Congresso são alguns fatores apontados para explicar o crescimento sem precedentes.

A UFS, ciente dessa conjuntura e tendo responsabilidade ambiental, vem continuando instalando em seus campi, essa energia. A ultima instalação ocorreu no Bloco D do Campus de Itabaiana da UFS. O Bloco D faz parte do Campus Prof. Alberto Carvalho da UFS que abriga sete licenciaturas, além dos bacharelados de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

O prédio do Bloco D atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal interno de 13,8 kV, por subestação aérea trifásica de 750 kVA e com potência instalada aproximada de 900 kW. O sistema de medição é em baixa tensão 220/127V.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no telhado de Eternit (fibrocimento) do Bloco D tem uma potência nominal de 110,96kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 292 placas fotovoltaicas de 380Wp cada e 4 inversores de 20kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 13.870 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 82 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo do Campus de Itabaiana.

Link: Sistema de monitoramento fotovoltaico Bloco D Itabaiana

Sistema Fotovoltaico no BLOCO D UFS/Itabaiana-SE