A geração distribuída de fonte solar fotovoltaica, solução limpa e renovável com poucos anos de utilização no Brasil, chegou para ficar, trazendo inúmeros benefícios relevantes à nossa sociedade. A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo. Nesse sentido, o Brasil, gratificado por seu tamanho continental, tem muito potencial a ser explorado. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que o país atingiu, em abril de 2023, mais de 20 GW de potência instalada em geração distribuída, um crescimento de quase 13% em relação ao mês anterior.
O prédio da Reitoria atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal interno de 13,8 kV, por subestação subterrânea abrigada de 225 kVA. O sistema de medição é em média tensão com ramal de entrada do tipo subterrâneo, na tensão 220/127V. Com a fundação da UFS efetivada em 1968, necessitou-se de um prédio que reunisse todos os setores administrativos comprometidos em manter a excelência educacional e papel social da universidade. Dessa forma, o prédio da Reitoria do Campus Sede aglomera os principais setores administrativos e de gestão que são de suma importância para manutenção da UFS como um todo.
O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio da Reitoria do Campus São Cristóvão da UFS tem uma potência nominal de 72,96kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 128 placas fotovoltaicas de 570Wp cada e 1 inversor de 60kW. Esse sistema gera uma energia aproximada de 9.120 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 43 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo do prédio da Reitoria.
Link: Sistema de monitoramento na REITORIA
Sistema Fotovoltaico na Reitoria