Qua, 31 de maio de 2023, 08:28

Sistema Fotovoltaico da DIDÁTICA I – Campus São Cristóvão
DIDÁTICA I – SC
DIDÁTICA I – SC
DIDÁTICA I – SC

A geração distribuída de fonte solar fotovoltaica, solução limpa e renovável com poucos anos de utilização no Brasil, chegou para ficar, trazendo inúmeros benefícios relevantes à nossa sociedade. A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo. Nesse sentido, o Brasil, gratificado por seu tamanho continental, tem muito potencial a ser explorado. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que o país atingiu, em abril de 2023, mais de 20 GW de potência instalada em geração distribuída, um crescimento de quase 13% em relação ao mês anterior.

O prédio da Didática I (DID-I) atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal interno de 13,8 kV, por subestação aérea trifásica de 112,5 kVA. O sistema de medição é em média tensão com ramal de entrada do tipo subterrâneo, na tensão 220/127V. A DID-I, além de abrigar salas de aula, as quais são utilizadas por diversos cursos existentes no Campi, abriga também o Grupo de Estudos em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE), o Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade (NUPATI), o Laboratório de Psicologia Social, o Laboratório de Avaliação e Testagem em Psicologia (LATEP), o Laboratório de Psicologia Experimental (LABPEX), além de uma sala de informática.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio da DID–I do Campus São Cristóvão da UFS tem uma potência nominal de 72,96kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 128 placas fotovoltaicas de 570Wp cada e 1 inversor de 60kW. Esse sistema gera uma energia aproximada de 9.120 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 43 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo do prédio da Didática I.


Link: Sistema de monitoramento na DID-I


Sistema Fotovoltaico na DID I

Atualizado em: Qua, 31 de maio de 2023, 08:47
Notícias UFS