Qua, 06 de junho de 2018, 12:43

Tudo sobre o Inversor solar
O Inversor Solar

O Inversor solar é um equipamento desenvolvido para converter a energia gerada pelos painéis solares em corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). A corrente alternada é a que usamos em nossas casas e empresas. Ou seja o inversor solar é fundamental para que você possa usar a energia fotovoltaica para alimentar os utensílios elétricos que você usa no dia-a-dia. Seu papel principal é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). O Seu papel secundário e garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.

É possível conectar 99% dos equipamentos que você usa no dia-a-dia, como computadores, máquinas de lavar, secadores, luz, etc. Apenas equipamentos cirúrgicos e equipamentos extremamente sensíveis requerem inversores de onda senoidal pura. Ou seja é possível.

Não há diferença entre um inversor solar e um inversor fotovoltaico, os dois são a mesma coisa, somente o nome muda.

O Inversor Solar é o “coração” do seu sistema de energia solar fotovoltaica.


Inversor Solar
Inversor Solar

Onde o Inversor Solar é Instalado?

Em residências, o inversor solar é tipicamente instalado perto do quadro de luz, em um local abrigado do sol, do calor e da água. Em mini-usinas (mini-geração distribuída) Comerciais e Industriais pode-se construir uma sala somente para eles, pois estes inversores são maiores e ocupam mais espaço físico.

Qual é o tipo de Inverso Solar mais Utilizado no Mundo?

O tipo de inversor solar mais utilizado é conhecido como "inversor grid tie", esses são os inversores utilizados para conectar o seu sistema fotovoltaico de energia solar na rede elétrica.

O papel principal do inversor solar (inversor grid tie) no sistema é inverter a energia elétrica gerada pelo painel solar, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). O Seu papel secundário e garantir a segurança do sistema fotovoltaico e gerar dados da geração de energia para o monitoramento do desempenho do seu sistema.

Qual é a potência (kWp) do inversor solar (inversor grid-tie) que você precisa?

Depende da potencia (Watts) (tamanho) do sistema que você deseja instalar. Por exemplo, se você está instalando um sistema de 4.0kw em seu telhado e você não tem intenção de aumentar o número de painéis (aumentar a capacidade de geração do sistema), então você precisaria de um Inversor solar de 4.0kw.

Se você vai instalar um sistema solar de 4.0kw e pretende instalar mais painéis no futuro, então você pode instalar um inversor solar maior, como um de 5.0kW ou mesmo um 6.0kW. Apenas certifique-se que você tem o espaço em seu telhado para os painéis extras antes de optar por um inversor maior.

As principais características de um inversor solar (inversor grid-tie).

A maioria dos Inversores solares no Brasil são bastante confiáveis, mas, nem todos. Para assegurar-se de que esta comprando um inversor solar confiável, seguem alguns fatos e informações que você deve considerar antes de fazer a sua escolha:

  1. Inversor Solar sem transformador (Transformer-less) ou com transformador.

    O inversor solar sem transformador é um inversor mais leve, e gera menos calor (melhor para áreas fechadas) eles também tem reputação de serem mais eficientes no processo de conversão de CC para CA. Já no Brasil, diversas distribuidoras exigem que você use inversores com transformador. Fale com o seu instalador para descobrir qual é o ideal para você.
  2. Grau de Proteção contra água e poeira (IP) do Inversor Solar

    : apresentado na norma NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (códigos IP). Isso é muito importante se seu inversor solar for instalado em local aberto, existem diversos graus de proteção, o aconselhável, para locais abertos é a partir de IP 55.
  3. Eficiência do Inversor Solar:

    A eficiência do seu inversor é medida em %, indicando o quão eficiente este inversor é em converter a energia solar de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA), para ser usada na sua casa ou comércio. A eficiência de um inversor solar para sistemas conectados a rede varia, sendo 94% a eficiência mínima aceitável. Quanto mais alta a eficiência do inversor solar melhor.
  4. Possibilidade de conexão do Inversor Solar ao seu computador:

    Para aqueles que realmente gostam da ideia de possuir a sua própria "usina solar" e tem um grande interesse por TI, a possibilidade de conectar o seu inversor solar ao computador pode ser interessante; pois isso possibilita monitorar o desempenho do sistema em tempo real, de qualquer lugar do mundo gerando gráficos e comparações. As maiorias dos inversores solares já possuem um display onde você pode monitorar o desempenho do sistema, portanto, a conectividade ao computador pode ser dispensável para alguns.
  5. Garantia do Inversor Solar:

    Todos os Inversores solares vêm de fábrica com garantia de 5 anos e a maioria dos fabricante oferecem a opção para estender a garantia até 10 anos. Alguns inversores solares já vêm com uma garantia de 10 anos. Lembre-se, apenas porque ele tem a maior garantia, isso não significa que o inversor solar é mais confiável. O mais importante é que este inversor solar tenha uma garantia nacional e que seja de uma empresa com reputação comprovada. Dica: Procure saber do seu instalador qual é o procedimento caso o Inversor Solar apresente algum problema. (você não quer colocar o seu inversor no correio e mada-lo para Europa e esperar 3 meses até receber um novo!)
  6. Inversor Solar com Duplo Rastreamento (Duel MPPT):

    O duplo rastreamento é como se existissem dois inversores solares dentro de um só, ele permite que você tenha no mesmo sistema painéis voltados para dois lados diferentes. Exemplo: você pretende instalar um sistema de 5kw na sua propriedade, existem duas faces disponíveis voltadas para direções diferentes, o espaço de uma única face não é suficiente para os 5kw de painéis, então você vai dividir o sistema em 2.5kw de um lado do telhado e 2.5kw na outra face do telhado. Isso somente é possível fazer com inversores solares que possuam duplo rastreamento. Se você vai instalar todos os painéis em uma única face, não é necessário o duplo rastreamento.

FONTE: https://www.portalsolar.com.br/o-inversor-solar.html


Atualizado em: Qua, 06 de junho de 2018, 12:56
Notícias UFS