Qui, 22 de novembro de 2018, 15:22

Sistema Fotovoltaico da BICEN
Bicen
Bicen
Bicen

Em 1979 cria-se a Biblioteca Central - BICEN, através da Resolução nº 11/79/CONSU, sendo vinculada diretamente a Vice-Reitoria da UFS. A BICEN tem como finalidade planejar e incorporar todas as bibliotecas dos diferentes departamentos da UFS. A Biblioteca Central da UFS conta com uma área construída de 5.198 m², dispostos em dois pavimentos, com exceção da Setorial de Medicina, hoje funcionando anexo ao Hospital Universitário, e da Biblioteca Comunitária, no Colégio de Aplicação. A BICEN a partir de março de 2007, passou a integrar a rede PERGAMUM – Sistema Integrado de Bibliotecas, o qual foi criado em 1995, com abrangência nacional.

Das energias renováveis, a que melhor se adapta a aplicação em meios urbanos é a solar fotovoltaica por não requerer manutenção constante, não afetar a vida cotidiana das pessoas e, ainda, não necessitar de um local específico para sua instalação, podendo ser inserida em coberturas de edificações, sobre telhados de estacionamentos, áreas não produtivas próximas ao local de consumo, etc.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no prédio de Biblioteca Central – BICEN da UFS tem uma potência nominal de 58,96kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 176 placas fotovoltaicas de 335Wp cada e 2 inversores de 27kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 7.950 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a 42 residências familiares.


Link: Sistema de monitoramento na Bicen


Sistema Fotovoltaico na Bicen UFS/Campus São Cristóvão-SE

Atualizado em: Qui, 22 de novembro de 2018, 15:39
Notícias UFS