Seg, 27 de janeiro de 2020, 16:45

Centro de Simulações - LAG
Sistema Fotovoltaico do Centro de Simulações - LAG
Centro de Simulações Campus Lagarto

A geração distribuída solar fotovoltaica, solução limpa e renovável ainda recente no Brasil, chegou para ficar, trazendo inúmeros benefícios relevantes à nossa sociedade. Dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apontam que, atualmente há 170 mil consumidores com geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

A UFS, ciente dessa conjuntura e tendo responsabilidade ambiental, vem instalando em seus campi, essa energia. A ultima instalação ocorreu no Centro de Simulações e Práticas da Saúde do Campus de Lagarto, com cerca de 11 mil m² e que abriga não só as clínicas escola dos cursos da saúde, bem como os ambulatórios do Hospital Universitário de Lagarto.

O prédio do Centro de Simulações do Campus Lagarto atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal interno de 13,8 kV, por subestação abrigada trifásica de 750 kVA e com potência instalada aproximada de 400 kW. O sistema de medição é em média tensão com ramal de entrada do tipo subterrâneo, na tensão 220/127V.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no telhado do prédio do Centro de Simulações do Campus Lagarto da UFS tem uma potência nominal de 66kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 200 placas fotovoltaicas de 330Wp cada e 2 inversores de 27kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 8.712 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 47 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo do prédio do Centro de Simulações.

Para simulação e concepção deste projeto foi utilizado a licença acadêmica do software fotovoltaico alemão PV*SOL, que no Brasil é representado pela empresa Solarize parceira do Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética da UFS.

Link: Sistema de monitoramento Centro de Simulações - LAG

Atualizado em: Seg, 27 de janeiro de 2020, 16:47