Sex, 31 de janeiro de 2020, 11:58

Usina Térmica RESUN
PROJETO DE COGERAÇÃO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RESUN)
Resun-UFS

Descrição básica do projeto

O projeto tem como objetivo principal a implantação de um sistema de Cogeração a gás natural, visando a climatização do refeitório universitário.

Cogeração é a produção simultânea e de forma sequenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível (gás natural). Atualmente, dentro do contexto de Geração de Energia, a cogeração vem ganhado destaque como alternativa para a produção descentralizada de energia elétrica, obtendo maior eficiência operacional, redução de custos e menor impacto ambiental, ao mesmo tempo em que satisfaz demandas térmicas da instalação.

Especificação dos equipamentos e serviços

• Motogerador a gás natural;
  • ABS operante à água quente;
  • Geração de 633 kW de energia;
  • Geração de climatização para utilização no refeitório universitário;
  • Geração de água quente para utilização no refeitório universitário;
  • Distribuição da climatização no refeitório universitário, através de fancoletes hidrônicos;
  • Implantação de poço artesiano para abastecimento da água de reposição da torre de resfriamento.

Planta de distribuição do Resun

Etapas projeto

• Sistemas de cogeração (Vapor, “Frio”, EE, etc.)
  • Sistemas de recuperação de calor e “Frio”
  • Desenvolvemos soluções de Eficiência Energética
  • O&M: sistemas de cogeração
  • O&M + AT: chillers por absorção e centrífugos.

Solução proposta

A cogeração irá produzir água quente e água gelada a partir da utilização do gás natural no motogerador. Isso irá permitir a climatização de todo o ambiente do refeitório universitário, promovendo uma grande melhora no conforto do ambiente, bem como, na conversação e qualidade dos alimentos servidos. Além disso, a água quente será utilizada na área de preparação da cozinha, isso irá promover uma melhoria na higienização dos alimentos e limpeza.

Layout geral do projeto
Atualizado em: Seg, 03 de fevereiro de 2020, 15:29