Seg, 02 de maio de 2022, 13:32

Sistema Fotovoltaico BILAG
BILAG
Foto do Sistema Fotovoltaico BILAG

A geração distribuída solar fotovoltaica, solução limpa e renovável com poucos anos de utilização no Brasil, chegou para ficar, trazendo inúmeros benefícios relevantes à nossa sociedade. No início de 2021, o Brasil alcançou os 4,5 gigawatts de potência instalada em geração distribuída e fechou o ano acrescentando novos 3,5 GW. A elevação dos custos da energia, as incertezas sobre a segurança no fornecimento e a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (PL 5829/2019) no Congresso são alguns fatores apontados para explicar o crescimento sem precedentes.

A UFS, ciente dessa conjuntura e tendo responsabilidade ambiental, vem continuando instalando em seus campi, essa energia. A ultima instalação ocorreu na Biblioteca de Lagarto – BILAG da UFS. A BILAG está instalada no Campus Prof. Antônio Garcia Filho da UFS em uma área de 3.800 metros quadrados, o espaço possui: mini auditório; salas de acessibilidade e acesso digital; de tecnologia da Informação; de atendimento ao leitor; área administrativa, de socialização e jardim interno, além de 12 salas de estudos em grupo. A biblioteca tem como missão gerenciar, disponibilizar e disseminar informação para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Busca, ainda, prover infraestrutura bibliográfica para o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo que atenda as demandas informacionais de toda a comunidade acadêmica.

O prédio da BILAG atualmente é atendido por conexão trifásica em média tensão do ramal externo de 13,8 kV, por subestação aérea trifásica de 300 kVA e com potência instalada aproximada de 400 kW. O sistema de medição é em baixa tensão 220/127V.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado no telhado de Eternit (fibrocimento) de prédio da BILAG tem uma potência nominal de 129,96kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 342 placas fotovoltaicas de 380Wp cada e 4 inversores (03 de 30kW e 01 de 20kW). Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 16.245 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a aproximadamente 96 residências familiares. Cabe salientar que toda a geração obtida do sistema será para autoconsumo da BILAG.

Link: Sistema de monitoramento fotovoltaico BILAG

Sistema Fotovoltaico no BILAG UFS/Lagarto-SE