Seg, 23 de maio de 2022, 14:42

Sistema Fotovoltaico do DOD-HU
DOD-HU
Foto do Sistema Fotovoltaico no Departamento de Odontologia (DOD) do HU-UFS

O Hospital Universitário (HU) é desde 1984, um campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), funcionando como centro hospitalar dedicado à assistência, docência e investigação no âmbito das Ciências da Saúde. É totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o HU-UFS ocupa um espaço de referência e excelência, em Sergipe, na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade.

O curso de Odontologia na Universidade Federal de Sergipe criou-se em 1970, quando juntamente com o curso de Medicina criado em meados da década de 50, iniciou-se o funcionamento da Faculdade de Ciências Médicas, antes denominada apenas de Faculdade de Medicina. Este localiza-se no 4º Distrito Sanitário de Aracaju e é visto como referência no SUS, por atender a população de diferentes municípios do estado de Sergipe.

Das energias renováveis, a que melhor se adapta a aplicação em meios urbanos é a solar fotovoltaica por não requerer manutenção constante, não afetar a vida cotidiana das pessoas e, ainda, não necessita de um local específico para sua instalação, podendo ser inserida em coberturas de edificações, sobre telhados de estacionamentos, áreas não produtivas próximas ao local de consumo, etc.

O Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado nos prédios do Departamento de Odontologia (DOD) do HU-UFS tem uma potência nominal de 74,48kWp e usa uma estrutura sub-base com suportes fixos metálicos de alumínio galvanizados. O sistema está constituído de 196 placas fotovoltaicas de 380Wp cada e 3 inversores de 20kW. Esse sistema gera uma energia mensal aproximada de 9.310 kWh/mês suficiente para fornecer energia elétrica a 55 residências familiares.

Link: Sistema de monitoramento no DOD-HU-UFS

Sistema fotovoltaico no DOD-HU